Ícone do site GO HORSE PROCESS

Mimetismo Corporativo

O camaleão, réptil pertencente à família Chamaeleonidae, é um animal que possui, dentre inúmeras características peculiares, a capacidade de exercer o mimetismo – uma mudança repentina na pigmentação da pele, propiciando uma rápida adaptação ao seu entorno.

Tal mudança de pigmentação se dá por razões diversas, desde a camuflagem até a intimidação de um outro espécime durante uma luta. Mas seja qual for o motivo do ato de mimetismo, aquele que o pratica visa sempre o benefício próprio, seja sobreviver ou sobrepujar um adversário.

O ser humano se distingue dos demais animais por características como o polegar opositor, mas se aproxima dos quadrúpedes em virtude da eterna luta pela condição de macho-alfa. Nossos instintos remontam à época pré-histórica e muito se assemelham ao dos pertencentes ao reino animal. A selva, para a raça humana, é o mundo corporativo, e levam vantagem aqueles que são capazes de praticar o mimetismo, ou seja, adaptar-se ao ambiente da maneira que mais lhe convier.

Primeira forma de mimetismo: a Concordância Inteligente

Você quer ser o queridinho do chefe para que ele lhe dê uma promoção. Para isso, você deve fazer com que ele lhe enxergue como alguém digno de ascender ao Círculo de Confiança – e um chefe goHorser que se preze apenas valoriza aqueles com quem se identifica. No entanto, você não deve ser um puxassaco indiscreto, caso contrário será uma vítima do Efeito Fagundes (vide post abaixo).

A Concordância Inteligente consiste em tomar nota (seja em um papel ou mentalmente) das idéias defendidas pelo chefe, não importa o quão estúpidas elas sejam, e manifestá-las posteriormente em uma reunião qualquer. Por exemplo: seu chefe diz que comunicação é a base do sucesso. Anote esse pensamento e, algumas semanas mais tarde, encha o peito em uma reunião em que ele esteja presente e defenda, com orgulho e convicção, a crença de que somente através da comunicação eficiente se atinge o êxito. Seu chefe vai considerá-lo um gênio, afinal de contas, você pensa como ele.

Lembre-se: concordar imediatamente com o chefe faz de você um puxassaco. Concordar inteligentemente lhe levará ao Círculo de Confiança.

Segunda forma de mimetismo: Autoboçalização

Se você é um aspirante ao Círculo de Confiança, deve buscar ser bem conceituado entre os seus pares. Isso não significa que a opinião deles seja relevante – significa simplesmente que você será visto por eles como um líder.

Se fizermos uma reflexão sobre os maiores líderes da história, todos foram alçados ao poder pelo povo, mas jamais o seriam se não houvessem defendido pontos de vista que estivessem incrustados na massa. O goHorser esperto defende as idéias mais absurdas perante os colegas, demonstrando a sensibilidade para perceber que as mesmas são populares.

Portanto, vale ter em conta que o ambiente do Círculo de Confiança é um, enquanto o da peonada é outro. Quem for hábil o suficiente para adaptar-se a ambos, prevalecerá.

Sair da versão mobile